A TOXINA BOTULÍNICA ou BOTOX é um dos protocolos estéticos injetáveis de combate ao envelhecimento. Ela funciona realizando um efeito paralisador dos músculos. Mas, esta substância não é usada apenas para este fim. Quer saber quais tratamentos podem ser feitos com botox?
Saiba mais neste post!
Botox é a marca registrada que produz a toxina botulínica, mas também é a forma como a substância é popularmente conhecida. O botox tem como finalidade principal eliminar ou suavizar rugas e linhas de expressão, que acometem a pele, principalmente facial, após certa idade. Com isso, as cavidades são preenchidas e o rosto tende a ficar mais uniforme.
Quando a toxina botulínica é injetada, os sinais emitidos dos nervos faciais para os músculos são bloqueados. Dessa maneira, os músculos não podem ser contraídos. Como resultado, as rugas relaxam e suavizam ou desaparecem, a depender da profundidade.
Embora nem todos saibam, a toxina botulínica tem diversas aplicações possíveis.
Vamos conhecer um pouco mais?
O tratamento com botox vai além da estética. Confira!
O suor é causado pela alteração na temperatura corporal. O fluido à base de sal liberado pelas glândulas sudoríparas é liberado pelo corpo humano em situações como durante a prática de exercícios físicos ou quando o indivíduo é submetido a temperaturas quentes.
No entanto, pode ser um problema quando os episódios de suor ocorrem excessivamente. O incômodo causado pela transpiração leva muitas pessoas a recorrer ao botox como tratamento para inibir a liberação do fluido.
As áreas mais comuns onde há a aplicação da toxina botulínica para repelir suor são as axilas, mãos, pés e cabeça.
O uso de botox para correção de estrabismo também foi aprovado recentemente. Essa condição pode ser um problema congênito, de infância, ou originado a partir de um trauma.
Embora existam cirurgias próprias para corrigir e alinhar os olhos, é possível utilizar aplicações de botox para relaxar os músculos.
O tratamento com botox pode ter a dor minimizada com aplicações em locais específicos da cabeça, visto que dependendo da intensidade dos sintomas, a doença pode ser combatida por completo. Como resultado, os efeitos surgem cerca de 15 dias após o procedimento, com duração de até 6 meses. Mas, é preciso uma avaliação médica.
Pessoas que apertam ou rangem os dentes involuntariamente, podem ter melhorar com o tratamento de botox. A toxina botulínica relaxa os músculos da articulação da mandíbula, responsável pela mastigação, assim evita que o paciente tenha contrações na região.
Os espasmos musculares são condições neurológicas nas quais os pacientes têm movimentos involuntários decorrentes de sinapses cerebrais inadequadas.
Os espasmos acometem pessoas com patologias diversas como doença de Parkinson, lesões encefálicas, esclerose múltipla, mas também pessoas com fobia social, por exemplo.
Concluindo, os tratamentos feitos com botox para fins estéticos e terapêuticos são diversos, mas apenas um especialista poderá avaliar e indicar corretamente de acordo com o caso do paciente.
Para mais informações, fique à vontade para marcar uma consulta. Escreva-me também através das redes sociais:
Instagram: @drabeatrizbenevides
Facebook: @drabeatrizbenevides
Dra. Beatriz Benevides
Cirurgiã Plástica em Belo Horizonte
CRM:22870