Aquelas gordurinhas teimosas no abdômen incomodam muito, concordam? Mas, é possível com alguns hábitos amenizá-las. Por isso, iremos falar neste post sobre 7 dicas para perder gordura abdominal.
Confira!
Vamos começar pelos motivos que levam ao acúmulo de gordura abdominal.
O corpo feminino tem um percentual de gordura superior ao corpo masculino. Mas, isso é uma questão biológica natural. Isso porque a mulher tem depósitos de gordura, por exemplo, para produção de leite, devido a suas estruturas corporais, hormônios, gestação e outras particularidades que diferem o homem da mulher. Mas o que define o acúmulo de gordura abdominal são os hábitos e alterações metabólicas.
Comumente, o acúmulo de gordura visceral/abdominal está ligado a maus hábitos de vida, como os citados abaixo:
A boa notícia, porém, é que, melhorando tais hábitos e estando sempre atenta à sua saúde, é possível diminuir a gordura abdominal ou evitar seu acúmulo.
Abaixo você confere uma série de dicas para alcançar estes objetivos.
Os chás ajudam a eliminar toxinas e o excesso de líquido acumulado no corpo, além de que alguns chás ajudam a acelerar o metabolismo e favorecem o processo de queima de gordura, o que contribui para a perda de peso.
Um ótimo exemplo é o chá verde, que possui catequinas que ajudam a diminuir as medidas da barriga.
Lembre-se que, beber bastante água durante o dia é fundamental para o bom funcionamento do organismo.
Fazer as três refeições principais, café da manhã, almoço e jantar e lanches intermediários, e não ficar mais de quatro horas em jejum. Assim, o seu organismo recebe nutrientes necessários para atividades diárias e não armazena gordura. Porém, as refeições devem ser equilibradas e atender às necessidades.
Os produtos industrializados são ricos em gordura vegetal, açúcar, adoçante e aditivos químicos, como conservantes e corantes, que são toxinas ambientais e podem desregular o metabolismo.
Fazer exercícios diariamente é importante não só para perder a gordura abdominal, mas também para dar mais disposição para realizar as tarefas do dia a dia, prevenir a ocorrência de doenças e melhorar a qualidade de vida.
Uma das opções de exercício para queimar a gordura abdominal é a corrida, pois durante esse exercício o corpo usa a gordura acumulada como fonte de energia. Além da corrida, é importante fazer algum exercício como ginástica localizada ou musculação para garantir o crescimento dos músculos, que aumentam o metabolismo naturalmente e favorecem a eliminação da gordura acumulada.
Além disso, a realização de exercícios que trabalham a região abdominal, como prancha e abdominal, também podem favorecer o fortalecimento da região, ajudando no aumento de massa muscular e perda de gordura na barriga, além de promover a sua definição.
Para o bom funcionamento do corpo é preciso dormir bem a noite. Portanto, é fundamental criar o hábito de dormir no mesmo horário e descansar pelo menos 8 horas por noite.
É importante que dentro da alimentação do dia a dia sejam incluídos alimentos termogênicos, que são aqueles que aumentam a temperatura corporal e aceleram o metabolismo, fazendo com que o organismo gaste mais energia e queime gordura.
Alguns alimentos termogênicos que podem ser incluídos na alimentação diária são pimenta, canela, gengibre, chá de hibisco, vinagre de maçã e café. É importante que esses alimentos sejam consumidos diariamente e façam parte de uma alimentação saudável e equilibrada.
Existem alguns procedimentos estéticos ajudam muito a eliminar a gordura abdominal. Eles não substituem hábitos saudáveis, como por exemplo, uma alimentação equilibrada, beber água e praticar exercícios físicos.
A Criolipólise é um exemplo de tratamento que ajuda na eliminação de gordura abdominal. O aparelho é colocado na superfície da pele e a camada gordurosa é congelada até temperaturas negativas. Contudo, em contato com a baixa temperatura, as células de gordura – chamadas de adipócitos – se rompem totalmente. Em consequência, o corpo entende que elas não fazem mais parte do organismo e as expele naturalmente.
Em até três meses após a sessão, entre 20 e 25% da área submetida ao tratamento estético será eliminada.
Mas é importante consultar um cirurgião plástico antes de realizar o procedimento.
Gostou de conhecer as 7 dicas para perder gordura abdominal?
Para mais informações, fique à vontade para marcar uma consulta. Escreva-me também através das redes sociais:
Instagram: @drabeatrizbenevides
Facebook: @drabeatrizbenevides
Dra. Beatriz Benevides
Cirurgiã Plástica em Belo Horizonte
CRM:22870