Entrar em um consultório para tratar gordurinhas indesejadas e sair de lá sem elas, sem cortes e sem cicatrizes parece o sonho de toda mulher. Mas é realidade! Mas, existem muitas dúvidas sobre este procedimento. Então, vamos conhecer os mitos e verdades sobre o Coolsculpting?
Mito!
Vale ressaltar que, o procedimento trata gordura localizada que resiste mesmo fazendo dietas e exercícios físicos. Um exemplo, seria uma pessoa que está no seu peso ideal, mas mesmo assim tem gorduras no abdômen, culotes ou flancos.
Mito!
Na verdade, o que a paciente irá sentir é uma forte sucção no começo da sessão, mas o tratamento não é doloroso. Contudo, trata-se de um procedimento totalmente tolerável. Além disso, alguns pacientes podem ter sensibilidade como um formigamento local muito leve ou uma ligeira sensação anestésica que também é passageira.
Mito! Não há necessidade de repouso após a sessão. Sendo assim, a paciente pode retornar às suas atividades normais depois de realizado o tratamento.
Mito!
O que acontece é que, em um prazo de até 90 dias, cerca de 20% a 25%1 da gordura tratada pode ser eliminada. Mas isso não deforma o corpo, pelo contrário, deixa a silhueta mais definida.
Mito!
A coolsculpting não é um procedimento destinado a tratar flacidez ou celulite, porém, com a redução da gordura e o estímulo de colágeno no local pelos processos inflamatório e de regeneração, muitas vezes podemos esperar uma maior firmeza e textura da pele. Contudo, o resultado não é imediato, pois ocorre após 2 a 3 meses do tratamento.
Mito!
O tratamento pode ser feito em diferentes locais do corpo onde se tenha gordura localizada como abdômen, flancos, interno de coxas, costas, queixo duplo, conhecido como papada e braços.
Verdade!
As restrições para o tratamento são para pacientes que sofrem de crioglobulinemia, hérnia umbilical, alterações de coagulação, pessoas com grande sobrepeso, urticária ao frio, gestantes e lactantes.
Mito!
No geral, não é obrigatória nenhuma dieta para realizar o tratamento. Porém, como trata-se de gordura localizada, é melhor que se faça uma dieta saudável para resultados duradouros.
Verdade!
O tratamento tem um protocolo de segurança contra lesões causadas por resfriamento na pele, mas alguns efeitos colaterais podem ocorrer, como: vermelhidão, coceira e sensação de dormência nos primeiros dias após o tratamento. Contudo, há ainda os efeitos colaterais raros como: escurecimento da pele, queimadura pelo frio, alguns nódulos endurecidos no local da aplicação e a hiperplasia paradoxal, ou seja, um alargamento da região. Nesses casos, pode ser necessária uma intervenção cirúrgica para o tratamento.
Mas, é importante reforçar que, para minimizar os riscos é necessário que o paciente realize o procedimento com um médico especialista, como por exemplo, um cirurgião plástico.
Mito!
No geral, o procedimento não provoca alergia, porém está contraindicado para pacientes alérgicos ao frio.
Importante destacar que você deve procurar a orientação de um médico em caso de qualquer efeito colateral.
Verdade!
A ponteira CoolMini, novo equipamento CoolSculpting, reduz em média de 22 a 25% da gordura abaixo do queixo em uma única sessão. A maioria dos pacientes precisa apenas de uma sessão, que dura de 45 minutos até uma hora e meia. Os resultados são visíveis a partir de três semanas e colabora também para realçar o contorno facial.
Mito!
Por ser um tratamento livre de agulhas, não é necessário mudar os hábitos alimentares e físicos antes da aplicação. Também não precisa se submeter a nenhum exame laboratorial.
Verdade!
Para as gestantes não é possível, mas após intervalo de seis meses do parto e da amamentação é possível realizar o procedimento, desde que seja autorizado pelo médico.
Verdade!
O Coolsculpting é um dos principais tratamentos não invasivos de redução de gordura. É uma forma inovadora de contornar o corpo ao congelar a gordura indesejada. Contudo, não envolve cirurgia e pressupõe tempo mínimo de recuperação.
Gostou de conhecer um pouco sobre os mitos e verdades sobre o coolsculpting? Caso tenha interesse pelo tratamento procure um cirurgião plástico e realize o procedimento com segurança.
Para mais informações, fique à vontade para marcar uma consulta. Escreva-me também através das redes sociais:
Instagram: @drabeatrizbenevides
Facebook: @drabeatrizbenevides
Dra. Beatriz Benevides
Cirurgiã Plástica em Belo Horizonte
CRM:22870