Você conhece a importância do pós-operatório da Cirurgia Plástica?
Vamos falar mais sobre isso?
Infelizmente muitas pessoas desconhecem que o sucesso de uma cirurgia plástica não depende apenas da operação e do médico cirurgião plástico especialista.
Há diversos fatores que, se forem seguidos à risca, podem ajudar no sucesso da cirurgia e evitar o surgimento de possíveis complicações.
Se você quer que o seu resultado seja um verdadeiro sucesso, então dê uma atenção especial aos cuidados pós-operatório.
Algumas recomendações pós-operatórias são iguais para todas as cirurgias plásticas, mas outras são bem específicas.
Conheça um pouco desses cuidados!
Vejam abaixo alguns cuidados comuns que devem ser seguidos pelos pacientes independente do tipo de cirurgia:
Mesmo, com estes cuidados gerais, é preciso seguir algumas orientações específicas em relação à recuperação da cirurgia plástica que você fez.
Confira abaixo!
A abdominoplastia tem o objetivo de reduzir o volume abdominal ou volume da barriga. O procedimento remove o excesso de pele da região, bem como depósitos de gordura e diástase (separação) dos músculos retos abdominais.
A mamoplastia de aumento, também conhecida como implante de silicone é a cirurgia plástica que visa o aumento e a projeção dos seios em pacientes com mamas pequenas ou que, após a amamentação tiveram grande redução do volume mamário, sem que houvesse queda da mama (ptose).
Rinoplastia é a cirurgia plástica realizada no nariz, para melhorar a estética ou a respiração. Ela é capaz de corrigir as deformidades do nariz, sejam traumáticas, naturais e ainda possíveis disfunções.
A lipoaspiração (Lipo) é uma cirurgia plástica que consiste na aspiração de gordura através de cânulas. Ela pode ser feita em diversas partes do corpo, desde que haja gordura localizada. Geralmente, a lipoaspiração pode ser classificada em pequena, média ou grande, variando de acordo com a quantidade de gordura retirada e partes do corpo abordadas.
O taping é uma técnica aliada aos tratamentos tradicionais e seu uso pode reduzir o tempo de resolução da afecção tratada. Este método possui ação neuromuscular e têm como principais funções dar suporte muscular, ajudar na drenagem vascular e linfática, ativar o sistema analgésico endógeno, auxiliar na circulação do sangue por todo o corpo e promover a regeneração tecidual.
A aplicação realizada ainda em centro cirúrgico, também chamada de tratamento intraoperatório tem se apresentado como uma excelente alternativa para minimizar o edema (inchaço) e evitar as equimoses (presença de áreas roxas).
Também pode ser utilizado para comprimir áreas onde o modelador não tem compressão, exemplo, região pubiana. Outra possibilidade é utilizá-las para tirar a tensão do tecido próximo às cicatrizes e dessa forma evitar deiscências (abertura de pontos) no pós-operatório.
O tratamento com taping compressivo em centro cirúrgico tem sido um importante aliado aos pacientes que desejam resultados rápidos e resolutivos.
O profissional qualificado para realizar este tipo de tratamento no paciente é o fisioterapeuta. Portanto, não adianta comprar as fitas para usar em casa porque existe uma técnica correta de aplicação. A má utilização do produto pode ocasionar danos irreparáveis à pele e ao tecido que está em fase de regeneração.
Converse mais sobre o assunto com seu cirurgião plástico sobre a importância do taping no sucesso do pós-operatório da cirurgia plástica.
Para mais informações, fique à vontade para marcar uma consulta. Escreva-me também através das redes sociais:
Instagram: @drabeatrizbenevides
Facebook: @drabeatrizbenevides
Dra. Beatriz Benevides
Cirurgiã Plástica em Belo Horizonte
CRM:22870