O rejuvenescimento das mãos é possível através de alguns procedimentos estéticos, como por exemplo, o ultrassom microfocado (Ultraformer III).
Mas você sabe como acontece o envelhecimento das mãos?
Ficou interessada?
Vamos contar tudo para você!
O desgaste natural das células, a perda gradativa de colágeno (que gera fibras de sustentação para a pele) e as alterações naturais que acontecem nos ossos, na gordura e em nossos músculos, a partir dos 30 anos, são grandes responsáveis pelos sinais do envelhecimento.
No entanto, as mãos também estão constantemente expostas ao clima, ao sol, à produtos de limpeza, produtos químicos, a lesão e muitos mais.
Esses fatores externos e internos, quando combinados, tendem a diminuir (além da produção de fibras de sustentação), a nossa camada de gordura e a capacidade de regeneração das células. Assim, além de perder seu aspecto “volumoso” e jovem, a mão começa a demonstrar rugas, manchas, ceratoses seborreicas (tumores benignos) e flacidez com mais facilidade.
Afinal, você sabe identificar mãos envelhecidas? Muitas vezes, só vamos reparar nos sinais quando eles já estão bem visíveis. A seguir, confira alguns indícios de que é preciso ter atenção redobrada!
Com o passar dos anos, a pele das mãos também perde sua capacidade de produzir colágeno e elastina. Na verdade, por ser mais fina, essa derme é ainda mais suscetível a problemas desse tipo.
O enrugamento das mãos é outro resultado visível de que a produção de colágeno e elastina está diminuindo. Nesse caso, as rugas aparecem principalmente nas articulações dos dedos — mais um sinal de que o envelhecimento das mãos surgem mais cedo.
As manchas amarronzadas no dorso das mãos é uma das queixas mais frequentes e que motivam a procura de um tratamento para clarear essa região. Elas costumam ser originadas pela exposição desprotegida da pele aos raios ultravioleta A.
Você já reparou que as veias de pessoas mais idosas são bem proeminentes nas mãos? Isso acontece por conta do afinamento natural da pele de todo o corpo ao longo dos anos. No entanto, como já tem uma derme mais fina, o dorso das mãos sofre ainda mais com essa redução de espessura, o que resulta em veias mais aparentes nessa região.
A falta de hidratação é outra das causas do envelhecimento precoce da pele, pois favorece a sua perda da elasticidade. Vale dizer, por outro lado, que esse ressecamento também é uma tendência natural da idade. Por isso, uma derme seca e descamando nessa região é sinal de que é preciso reforçar a hidratação.
Através do Ultraformer III é possível resgatar a beleza das mãos.
Contudo, é possível estimular o colágeno da área das mãos por meio da tecnologia de ultrassom de microfocado e ainda propor uma ancoragem muscular.
Com o uso do Ultraformer III para o rejuvenescimento das mãos, especialmente com seu transdutor de 1.5mm, geralmente recomenda-se a realização de 1 a 6 sessões da tecnologia de ultrassom para melhora da flacidez e estrutura da derme. No protocolo Ultra Hands é interessante a associação com bioestimuladores.
Muito além de mãos bonitas, o cuidado com a pele é sinônimo de saúde e precisamos incentivar isso aos pacientes.
Como outras regiões do corpo, as mãos podem passar pela prevenção da ação do envelhecimento precoce. São alguns cuidados para evitar danos diários da radiação solar e poluição:
Concluindo, bons hábitos de vida são imprescindíveis para a saúde de todo o nosso corpo — inclusive da pele, que é o maior órgão do organismo humano. Então, invista em uma alimentação saudável, beba a quantidade adequada de água diariamente, pratique atividades físicas regulares e abandone vícios como o alcoolismo e o tabagismo. E caso tenha interesse em realizar procedimentos estéticos, procure um especialista capacitado.
Para mais informações, fique à vontade para marcar uma consulta. Escreva-me também através das redes sociais:
Instagram: @drabeatrizbenevides
Facebook: @drabeatrizbenevides
Dra. Beatriz Benevides
Cirurgiã Plástica em Belo Horizonte
CRM:22870